LABORATÓRIOS DE EDIÇÃO NO BRASIL
Com olhar brasilianista, a portuguesa Sandra Santos busca, no além-mar, subsídios para abordar o savoir-faire da edição experimental em laboratórios universitários. Fazendo uma ponte entre academia e mercado editorial, a pesquisadora perfila seis agentes do campo no Brasil e, ao fazê-lo, dá a saber seu modelo de funcionamento, seu escopo de trabalho, sua práxis educativa, sua história.
Observando a travessia de tais editoras entre Letras e Comunicação Social, graduação e pós-graduação, ensino, pesquisa e extensão, Sandra destaca a importância de que “o ambiente de aprendizagem represente um espaço de experimentação, no qual os acertos e os erros fazem parte do processo de criação”. Nesse sentido, os laboratórios de edição carregam, em seu bojo, o exercício do fazer com objetivos pedagógicos, voltados para o estímulo e a qualificação das práticas editoriais dentro e fora da universidade. E, com isso, (in)formam as próximas gerações de profissionais do livro – e são (in)formados por elas.
Obra metaeditorial inovadora, Laboratórios de edição no Brasil: entre formação e inserção faz um mapa inédito do universo das editoras experimentais acadêmicas.
Marília Barcellos
SOBRE A AUTORA
Sandra Santos nasceu em Barcelos, Portugal, em 1994. É licenciada em Línguas e Relações Internacionais pela Universidade do Porto e mestra em Estudos Editoriais pela Universidade de Aveiro. Além de poeta, tradutora e revisora, atua como docente de português como língua estrangeira e está envolvida em vários projetos culturais, artísticos e literários.
Seus poemas e suas traduções estão publicados em antologias, revistas e blogs em Portugal, Espanha, América Latina e Estados Unidos. Selecionado por um programa de apoio à edição e à tradução do Instituto Camões e da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas de Portugal, seu primeiro livro de poesia, éter, foi publicado pela brasileira Editora Jaguatirica e pela mexicana Ediciones Eternos Malabares. Divulga parte do seu trabalho no seu blog.
II CONCURSO LITERÁRIO
LERUERJ
Reunidos aqui, o leitor tem em mãos os textos vencedores do II Concurso Literário LerUERJ: Prêmio de Literatura Carlos Drummond de Andrade. Cada texto oferece um modo singular de investir no trabalho com a palavra literária, de produzir novos arranjos e experimentações de ultrapassagem.
Para a materialização deste livro, muitas mãos se somaram à empreitada editorial competente, atenta e minuciosa – atividade que vem merecendo espaço na formação de profissionais de Letras.
Com este volume, desejamos que os exercícios criativos contidos aqui inspirem novas experiências de seus autores e que cada leitor se sinta incentivado e lançado em seus próprios exercícios.
Bruno Deusdará
SOBRE AS ORGANIZADORAS
Estudante de Letras da Uerj e bolsista do Programa de Leitura da Uerj, Fernanda Cerqueira tem 21 anos e é uma sonhadora nata, amante de livros e poetisa nas horas de inspiração. A música é o que preenche sua alma e sua voz nas horas vagas. É extremamente curiosa, o que justifica sua ânsia por conhecer novos lugares e culturas e faz de suas viagens – imaginárias ou reais – seu principal hobby. Como diria Mario Quintana, "viajar é mudar a roupa da alma".
Negra, mulher e idealista só quando respira, Larissa Santos cursa Letras na Uerj. Teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre ler o mundo com os idosos, orientadores e bolsistas do Programa de Leitura da Uerj, do qual participou durante dois anos. Completamente apaixonada pela linguagem humana e por seus meios de manifestação, acredita que sua formação na universidade e na vida é voltada para a valorização das diversas formas de contar histórias.